Viver melhor - Cozinha em pratos limpos



Na exposição: Compare estas cozinhas de diferentes épocas. Explore os objetos e espreite em vários lugares. Consegue detetar as diferenças?


Germes por todo o lado!

Os micróbios, tal como as bactérias, estão em todo o lado, em especial numa cozinha. Embora as pessoas lidem com estes micróbios desde tempos ancestrais, os produtos e as técnicas de conservação modernos tornam as cozinhas atuais mais higiénicas e, por conseguinte, mais seguras.

As bactérias podem desenvolver-se rapidamente com a temperatura certa e se dispuserem de nutrientes, humidade e, nalguns casos, oxigénio suficientes. Uma cozinha fornece tudo isto e as bactérias parecem gostar! As pessoas utilizam técnicas diferentes para eliminarem ou controlarem as bactérias que podem provocar doenças. Manter a cozinha limpa, por exemplo, reduz os nutrientes de que as bactérias se alimentam e a refrigeração abranda o ritmo de crescimento dos micróbios. Em contrapartida, encorajamos outras bactérias a crescer, porque produzem coisas maravilhosas como o queijo e o iogurte.

Atualmente, graças à microbiologia podemos conservar os alimentos por períodos mais longos e em maior  segurança. As técnicas de fermentação controlada, utilizadas na indústria alimentar, também foram aperfeiçoadas. A higiene, a lavagem das mãos e a educação pública também ajudaram a reduzir muitas doenças muito antes do aparecimento dos antibióticos.