A vida e a mente - Agir antes de pensar


Na exposição: Sente-se e ajuste a câmara de modo a que fique virada para o seu rosto. Prima Start e aguarde. No fim, visualize a sua imagem no ecrã.


Mais rápido do que o pensamento

Deu um salto? Se a sua atenção estava centrada na contagem decrescente e o acontecimento súbito o apanhou de surpresa, provavelmente deu - e fê-lo antes de ter percebido o que estava a acontecer. A sua reação foi inconsciente.

Antes de se aperceber conscientemente da luva de borracha em movimento, o seu cérebro tem de realizar algum trabalho inconsciente. As diferentes características da luva - a cor, forma e movimento - são processadas de forma inconsciente no cérebro, cada uma delas numa zona diferente. Em seguida, os fragmentos separados de informação combinam-se para formar a perceção consciente do objecto. Trata-se de um processo lento. Mesmo assim, as suas reações podem ser muito rápidas, como aconteceu aqui. Isso é possível porque, por vezes, mesmo a informação processada de forma inconsciente já o faz mover-se. Estes "curto- -circuitos" permitem reações rápidas em situações inesperadas em que a velocidade é essencial.

As reações rápidas e inconscientes são importantes para a sobrevivência. Se estiver a atravessar a rua e um objeto grande e vermelho se aproximar de si a grande velocidade, faz sentido saltar para o lado rapidamente, em vez de esperar pelo momento em que percebe conscientemente que o objeto é um carro vermelho e se dirige para si depressa demais.