A vida e a mente - Ideias que fazem transpirar


Na exposição: Analise a ponta do seu dedo ao microscópio e pense em algo que o estimule emocionalmente. Se precisar de inspiração, dê uma vista de olhos ao material que tem à sua disposição. Veja o que acontece.


Pense até suar!

Vê gotas de suor aparecer? Quando se tem uma experiência estimulante, a secreção sudorípara, o ritmo cardíaco e o tamanho das pupilas aumentam. Isso deve-se à estimulação do sistema nervoso autónomo. Prepara o ser humano para responder rapidamente a um evento emocionalmente estimulante como, por exemplo, quando tem de decidir se deve lutar ou fugir.

O seu sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central (cérebro e espinal medula) e pelo sistema nervoso periférico. Parte do sistema controla os movimentos voluntários dos músculos. A outra parte, o sistema nervoso autónomo, é responsável pelas funções vitais involuntárias, como o batimento cardíaco, a pressão arterial e a temperatura corporal. Embora não consiga regular estas funções apenas com a sua vontade, pode influenciá-las indiretamente, pensando, por exemplo, em algo assustador.

Ao transpirar, a sua pele conduz eletricidade melhor do que quando está seca. A medição da condutividade da pele tem sido utilizada em detetores de mentiras. Presume-se que transpiramos mais quando mentimos. No entanto, também podemos transpirar se a situação nos deixar nervosos. A secreção sudorípara não é uma medida fiável da mentira.