A vida e a mente - A nossa família


Na exposição: Jogue com o baralho de cartas com imagens de diferentes espécies e conheça as semelhanças genéticas entre humanos e outros organismos. Sempre que terminar uma jogada, verifique o valor das cartas com a lanterna.


A nossa família alargada!


A pontuação de cada carta indica qual a percentagem de genes codificadores de proteínas daquela espécie que também existe nos seres humanos. Verá que os genes humanos não são um exclusivo nosso. Todos os organismos são construídos com os mesmos tijolos e são parentes uns dos outros.

Através dos genes, as características hereditárias são transmitidas à descendência. A maioria dos genes codifica proteínas, isto é, contêm as instruções para o fabrico das proteínas que constituem e fazem funcionar o corpo. Os seres humanos têm cerca de 22 300 genes codificadores de proteínas, enquanto os cães têm cerca de 19 300. Cerca de 87,4% (16 872) destes genes do cão encontram-se igualmente no ser humano.

As semelhanças genéticas entre as espécies, em conjunto com outras informações, são utilizadas para reconstituir a história da evolução comum de todos os seres vivos. Por exemplo, o ser humano moderno é comparado com o seu parente mais próximo, o homem de Neandertal. Estes estudos revelam também algumas curiosidades: os homens de Neandertal partilhavam connosco um gene relacionado com o desenvolvimento da linguagem e eram intolerantes à lactose.