Mesa de mistura


 
Pista 1

 

Bateria e viola baixo

 

A bateria e a viola baixo constituem a base da canção. A gravação multi-pista permite que os músicos se concentrem, em primeiro lugar, na sua criação. Quando o grupo The Hollies estava satisfeito com esta pista, ela tornava-se a linha condutora para a gravação das restantes partes.

 

Pista 2

 

Piano

 

O pianista que aqui vês é o jovem Elton John (na altura era músico contratado). O som do piano era gravado através de microfones separados, ao mesmo tempo que a bateria e a viola-baixo, mas o equilíbrio entre as pistas e a mistura final eram realizadas na mesa de mistura.

 

Pista 3

 

Orquestra

 

A orquestra fornece um som completo e intensifica a “luz e a sombra” da música. Esta orquestra estava a acompanhar outras pistas previamente gravadas. O equilíbrio final era conseguido através da mesa de mistura.

 

Pista 4

 

Vozes

 

A pista das vozes – a canção – é estabelecida numa fase inicial do processo. Neste caso, os três vocalistas cantavam em conjunto, ao vivo, enquanto ouviam a bateria e a viola-baixo e outras pistas-guia através dos auscultadores.

 

Podemos ouvir o som a “escorrer” dos auscultadores quando esta pista é tocada isoladamente.

 

He Ain’t Heavy, He’s My Brother”, The Hollies, Outubro 1969, Parlophone

 

Esta canção do grupo The Hollies foi originalmente gravada em 8 pistas nos Estúdios da Abbey Road, em 1969. Para esta exposição foi sujeita a re-mix e gravada em 4 pistas.

 

A tecnologia multi-pista

envolve um conjunto de cabeças de gravação que gravam cada uma numa pista separada de uma fita única. As pistas podem ser gravadas uma de cada vez, sendo em seguida combinadas através da mesa de mistura de forma a produzir um som rico e complexo.

 

Faz deslizar os comandos e cria a tua própria pista do grupo The Hollies.