Gravação magnética


As gravações em fitas magnéticas revolucionaram a música.

 

Permitiu aos artistas a gravação de sons separadamente e a sua mistura para obter a canção final.

 

Antes da invenção das fitas magnéticas, os técnicos de som tinham de gravar directamente para um disco (e antes desta possibilidade para um cilindro revestido com cera).

 

Em caso de erro, não era possível corrigi-lo, a não ser através de uma nova gravação.

 

Antigamente, os espectáculos ao vivo eram simplesmente gravados e reproduzidos. Os progressos técnicos que se registaram nos estúdios de gravação fizeram com que os produtores se tornassem quase tão importantes como os próprios artistas.

 

Os engenheiros de som podiam agora produzir um som totalmente novo, que reflecte a visão do produtor, baseado na gravação original.

 

Passado pouco tempo, os artistas podiam fazer cópias e experiências, aplicando as mesmas técnicas, nos seus próprios estúdios caseiros.

 

Na canção Good Vibrations, dos Beach Boys, um dos singles de maior sucesso em 1966, a nova tecnologia facultou a Brian Wilson os meios para a produção do distintivo e exuberante som da Califórnia. A música Good Vibrations dura três minutos. Foram gravadas noventa horas de música para obter o som final.

 

Existe um campo magnético concentrado no intervalo entre os pólos da cabeça de gravação.