Do microfone ao altifalante


O som transforma-se em sinais eléctricos que, por sua vez, se transformam em sinais magnéticos que são novamente convertidos em electricidade que, em seguida é convertida em som!

 

Produzir electricidade: empurra o pistão!

o que é que acontece às luzes?

 

É gerada uma corrente eléctrica numa bobina quando esta é deslocada para o interior de um campo magnético. É este o princípio em que assentam os microfones e os altifalantes electrónicos.

 

Fala para o altifalante situado no painel aqui em cima e observa o que acontece ao microfone e ao altifalante situados na janela.

 

Ao empurrar o pistão, a bobina é deslocada através de um campo magnético, gerando, dessa forma, uma corrente eléctrica.

 

As ondas sonoras fazem com que o diafragma do microfone vibre como a pele de um tambor. O diafragma está ligado a uma bobina de fio de cobre muito fino, que passa por cima de um íman. A vibração da bobina por cima do íman produz electricidade que se desloca ao longo do fio de cobre.

 

Acontece precisamente o inverso com um altifalante.

 

A electricidade que entra no altifalante faz vibrar a delicada bobina por cima do íman pesado. Um cone de papel está ligado à bobina; o cone também vibra, fazendo vibrar o ar; ar em vibração é som!

 

Os microfones transformam o som em electricidade.

 

Os altifalantes voltam a transformar a electricidade em som.

 

Produzir electricidade: empurra o pistão!

O que é que acontece às luzes?

 

É gerada uma corrente eléctrica numa bobina quando esta é deslocada para o interior de um campo magnético. É este o princípio que está na base tanto dos microfones como dos altifalantes electrónicos.

 

Fala para o altifalante situado no painel aqui em cima e observa o que acontece ao microfone e ao altifalante situados na janela.

 

Ao empurrar o pistão, a bobina passa através do campo magnético, gerando uma corrente eléctrica.