A magia do ecrã verde


Como é que o Super-homem consegue voar? Estará o apresentador do boletim meteorológico, de facto, a apontar para o mapa? Será que o Homem Invisível consegue, de facto, jogar ténis?

 

Todos estes efeitos são obtidos através da aplicação da tecnologia da chave cromática, chromakey. As câmaras de filmar e de vídeo utilizam sinais verdes, vermelhos e azuis. Quando um dos sinais é eliminado, a cor, neste caso o verde, torna-se a cor “chave”. Assim, sempre que o verde aparecer na imagem do estúdio surge um “buraco” na imagem.

Nesta exposição, o ecrã verde e o tapete funcionam como uma janela ampla, através da qual podemos observar os videoclips que seleccionaste.

 

E porquê o verde?

 

 

A cor mais comum, na maior parte das cenas, é a cor-de-carne, e como o azul é a cor complementar do tom cor-de-carne, foi esta a primeira escolha para os fundos dos ecrãs. Porém, não só as câmaras de vídeo eram mais sensíveis ao verde do que ao azul, como os engenheiros rapidamente se depararam com um problema com os artistas de olhos azuis!

 

Um outro motivo para a utilização do verde é que muitas pessoas vestem roupa de cor azul – quantos pares de jeans consegues ver?

 

A próxima vez que estiveres a ver televisão tenta adivinhar quais são os vídeos musicais que utilizam a tecnologia da chave cromática nos seus efeitos especiais.