Cidade Quadriculada


Eis um aspecto da Cidade Quadriculada:

 

 cidade

 

O objecto inclinado, que se vê na fotografia, é um “instrumento” auxiliar para a resolução de alguns dos problemas propostos: trata-se de um conjunto de “circunferências” com diversos raios (para a distância típica dos deslocamentos nesta cidade).

Nesta cidade, todas as ruas são paralelas entre si e todas as avenidas são também paralelas entre si, sendo cada avenida perpendicular a cada rua. A distância entre dois pontos corresponde ao mínimo percurso que existe entre esses dois pontos, formado por (bocados de) ruas e (de) avenidas. No fundo, corresponde ao percurso de um táxi entre esses dois pontos (supondo que não há sentidos únicos...), pelo que, por vezes, esta distância é conhecida como a métrica do condutor de táxi.

Vários problemas lhe serão propostos; resolva alguns deles e consulte as páginas disponíveis num computador contíguo, nelas usando alguns programas interactivos que lá estão disponíveis.

Se quiser consultar desde já as páginas existentes na Exposição, poderá fazê-lo a partir daqui. Existem alguns skectches que poderá abrir se dispuser do Skechpad, mas que pressupõem, em alguns casos, scripts que neste momento não estão disponíveis por rede.

A entrada no recinto principal da Exposição pode fazer-se, quer por uma espécie de corredor estreito ladeado de paredes de madeira, quer por fora desse corredor, pelo lado direito.