Maquetas


Porta-contentores MSC Pamela

Este navio do armador MSC – Mediterranean Shipping Company tem capacidade para transportar 9 178 TEU (1 TEU = 1 contentor de vinte pés) e pertence à categoria dos super porta-contentores. O porto de Sines é o porto nacional que tem capacidade para receber navios de tão grandes dimensões, por ser um porto de águas profundas. Existem alguns navios ainda maiores do que este, podendo transportar até um máximo de 14 000 TEU.

Este navio tem um comprimento de 336,6 m, uma largura de 45,6 m, e precisa de 15 m de altura de água para navegar.

 

Maqueta emprestada pela empresa MSC através do porto de Sines


Skimmer Maré azul

Embarcação de combate à poluição que faz a recolha de resíduos na água. Em caso de acidente, se algum produto poluente for derramado no mar, este tipo de embarcações tem um mecanismo que consegue fazer a recolha total desses produtos, evitando a poluição das águas, e que é composto por dois tapetes de escovas oleofílicas (que absorvem óleos com facilidade), um a bombordo e outro a estibordo, que têm a capacidade de retirar produtos viscosos da água. O porto de Sines está equipado com quatro barcos destes e o Maré Azul é o de maior capacidade. Foi construído em 1995 e já atuou em vários incidentes na área portuária.

 

Maqueta emprestada pelo porto de Sines


Rebocador Pegaso

Embarcação utilizada para puxar navios, auxiliando-os em manobras delicadas como atracação e largada e que seriam bastante arriscadas se fossem realizadas apenas com os recursos do navio. Praticamente todos os navios que escalam o porto de Sines utilizam um ou mais rebocadores nas suas manobras, consoante a sua dimensão e produtos transportados. Os rebocadores utilizam um cabo de reboque ligado à proa ou à popa do navio, no costado (lateral) ou uma combinação entre estes métodos. Em 2010, entraram no porto de Sines 1619 navios, numa média de nove manobras diárias realizadas pelos seis rebocadores do porto. Por exemplo, em condições climatéricas e de mar normais, o porta-contentores MSC Pamela utiliza dois rebocadores para entrar em Sines e um para sair.

 

Maqueta emprestada pelo porto de Sines

 

Superpetroleiro “Nisa”

Este superpetroleiro foi construído nos estaleiros navais da Setenave, em Setúbal, onde atualmente funciona a Lisnave, tendo entrado ao serviço da Soponata em 1983. Transportava hidrocarbonetos, nomeadamente petróleo bruto. Os superpetroleiros surgiram na década de 70, quando o canal do Suez foi encerrado durante a Guerra dos 6 dias. Como consequência, surgiram petroleiros cada vez maiores, que faziam essencialmente a “rota do Cabo”, ou de circunavegação a África, garantindo o abastecimento da Europa e da América com petróleo do Golfo Pérsico.

Nessa altura, foram ainda construídos mais quatro navios destes na atual Lisnave. Paralelamente, foram criados terminais de atracação com capacidade para estes navios no Porto de Sines.

Este navio tem 346,2 m de comprimento e 57,3 m de largura. Cabem três Pavilhões do Conhecimento na sua superfície, ou três campos de futebol. Transportava aproximadamente 2 200 000 barris de petróleo.

 

Maqueta emprestada pela Lisnave


Doca Flutuante Almirante Guilhem

Esta embarcação é uma doca flutuante e serve para levantar navios para fora de água, para que sejam reparados ou inspecionados. Esta doca foi construída nos estaleiros navais da Setenave, em Setúbal, onde atualmente funciona a Lisnave, e ainda se encontra em funcionamento no Brasil. Estes estaleiros constroem e reparem embarcações desde 1937, quando eram ainda designados Estaleiros Navais de Lisboa. Entre 1975 e 1986, doze navios foram construídos nestes estaleiros.

Este navio tem 200 m de comprimento, 34 m de largura. Cabiam dois campos de futebol no seu comprimento.

 

Maqueta emprestada pela Lisnave


Ferry Lobo Marinho

Este navio de transporte de passageiros foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e encontra-se em funcionamento desde 2003. Faz a travessia Madeira – Porto Santo diariamente e perfaz os 79 km que separam as duas ilhas em cerca de duas horas. Contém todas as comodidades dum navio de cruzeiro moderno, como cinema, zona exterior de solário com espreguiçadeiras, sala de jogos, restaurante e bares. Este navio tem 98 m de comprimento e 20 m de largura, levando 2 000 pessoas, entre passageiros e tripulação, e 145 automóveis.

 

Maqueta emprestada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo


Navio transporte de produtos químicos  Global Rio

Os navios tanque podem transportar cargas líquidas a granel (vinho, sumo de laranja, produtos químicos, entre outros). Este navio tanque foi construído em 1985 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, especificamente para o transporte de produtos químicos, como enxofre líquido, ácido fosfórico ou soda cáustica. Uma das características deste tipo de navios é ter uma ponte desde o casario até à proa e que serve para segurança do pessoal a bordo, uma vez que a borda do navio deverá estar sempre livre para que o mar “lave” frequentemente o convés com as suas ondas. Este navio foi produzido para um armador brasileiro. Tem 147 m de comprimento e 24 m de largura.

 

Maqueta emprestada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo