Lente de Fresnel


 

Uma lente de Fresnel é um sistema de lentes seccionadas produzindo o mesmo desvio dos raios luminosos que uma lente convencional, mas muito mais leve e menos  volumosa.

No século XIX, o francês Augustin-Jean Fresnel inventou um sistema de lentes que substituiu as lentes convergentes utilizadas até então nos faróis, que eram pesadas e pouco práticas. As lentes de Fresnel permitiram que a luz dos faróis passasse a ser visível a grandes distâncias, aumentando a segurança marítima. Hoje em dia, estas lentes têm muitas utilizações, como por exemplo, faróis de veículos, retroprojetores, fornos solares ou painéis fotovoltaicos.

Este farol pertence à Direção Geral de Faróis e esteve em funcionamento em vários locais da Costa Açoriana durante o século XX. Por ser fácil de montar e desmontar, era utilizado para substituir faróis inoperacionais.

Funcionava sobre uma base flutuando numa cuba com mercúrio e apresentava uma característica de quatro relâmpagos. O movimento de rotação era produzido através de mecanismo de relojoaria. 

 

Farol cedido pela Direcção Geral de Faróis