Mergulho no tempo - Equipamento de mergulho moderno


Só em 1943 foi inventado um sistema de respiração autónoma que equilibrava a pressão existente no fundo do mar. Este aparelho foi inventado pelo francês Jacques-Yves Cousteau e chamava-se aqualung (pulmão aquático). Esta invenção permitiu que os mergulhadores explorassem livremente as profundezas dos oceanos, eliminando a necessidade de estarem ligados à superfície. O equipamento de mergulho moderno mantém a essência da invenção de Cousteau: uma garrafa de ar comprimido, uma máscara, um regulador para respirar e barbatanas.

Os materiais dos fatos de mergulho foram também melhorados e hoje em dia encontram-se fatos em neoprene maleável para todos os estilos de mergulho. Os fatos húmidos mantêm uma fina película de água junto à pele, que age como isolador térmico. O fato aqui exposto é um fato seco, que mantém uma camada de ar dentro do fato. Esta camada de ar é controlada pelas válvulas no peito e no braço e, para além de isolarem melhor do frio, permitem o uso de roupa interior térmica para maior isolamento.

aqualung revolucionou o mergulho, tornando-o acessível ao público em geral. Começou a ser comercializado em 1946 e passados quatro anos já existiam cerca de 30 000 mergulhadores em todo o mundo. Hoje em dia, calcula-se que existam dezenas de milhar.

 

Fato cedido pela loja e escola de mergulho Homem ao Mar