Trabalho a bordo


Espreite pelos orifícios para observar as atividades diárias dos funcionários a bordo dos navios a vapor Ariadne e Silja Serenade.

Ariadne 1914–1969

A construção do Ariadne foi concluída em 1914 em Gotemburgo, na Suécia. Nessa altura, o navio era o maior e mais luxuoso navio a vapor de passageiros da Finlândia. O navio viajou por muitos locais, entre os quais Stettin (Alemanha), Tallinn (Estónia), Estocolmo (Suécia), Copenhaga (Dinamarca) e Hull (Grã-Bretanha). 

O Ariadne tinha 83 m de comprimento e 13,3 m de largura. Cada um dos seus conveses, incluindo a ponte, era composto por salões e cabines muito confortáveis e elegantes. A sala de jantar do navio tinha lotação para 150 passageiros e os camarotes tinham capacidade para 300. Se incluirmos os passageiros de convés, o navio tinha uma lotação total de 500 passageiros. Para começar, o Ariadne tinha uma tripulação de 76 pessoas.

Silja Serenade 1990–

Um dos maiores ferries de transporte de automóveis, o M/S Silja Serenade foi construído em 1990 para transportar automóveis e passageiros entre Helsínquia, Mariehamn e Estocolmo. O Silja Serenade tem 203 metros de comprimento e 31,5 metros de largura. O navio tem lotação para 2.852 passageiros e tem 952 camarotes. O Serenade foi apelidado de “navio de passageiros de quarta geração” devido aos seus centros comerciais, lojas e restaurantes. Em abril de 2006, cerca de 220 pessoas trabalhavam a bordo do Serenade. O navio está dividido em secções de utilização e catering. A secção de utilização é subdidivida em convés, sala de administração e casa das máquinas, enquanto a secção de catering se encontra subdividida em hotel, restaurante e lojas. A limpeza é efetuada localmente, em cada porto, por empresas subcontratadas.