Porto Ciência Viva


Um quebra-gelo é um navio concebido para quebrar o gelo que se forma à superfície das águas das vias de navegação, em portos ou noutras zonas. O navio quebra o gelo utilizando o seu próprio peso e empurra os blocos resultantes para os lados e para baixo. Assim, forma-se um canal sem gelo que permite a passagem do próprio quebra-gelo e dos navios que está a ajudar. Um navio de contentores é um navio cuja carga se encontra acondicionada em contentores de transporte de dimensões padrão. Os contentores são carregados para a zona de carga do navio, situada no porão ou no convés, e são organizados lado a lado em vários níveis.

Um navio ro-ro é um navio cujo processo de carregamento é levado a cabo por um dos lados, pela popa ou pela proa, através da movimentação rolante da carga, evitando, assim, a necessidade de utilização de guindaste. A abreviatura «ro-ro» provém do inglês «roll on - roll off». Os processos de carga e descarga destes navios são rápidos, por isso são adequados a percursos mais curtos de águas interiores.  

Um ferry de transporte de automóveis é um navio que transporta veículos no mar ou em lagos. Os processos de carga e descarga dos veículos fazem-se através de portas localizadas na proa e na popa do navio, tal como acontece com os navios ro-ro. Os ferries de transporte de automóveis levam também muitos passageiros. O transporte de automóveis no mar é efectuado por navios de transporte de automóveis construídos especificamente para esse fim. Os navios possuem, no máximo, 10 a 12 conveses permanentes de viaturas, os quais são carregados conduzindo os automóveis para dentro do navio através das suas portas laterais. Os navios de transporte de automóveis que operam em alto mar têm capacidade para mais de seis mil automóveis, enquanto que os navios que fazem percursos mais curtos transportam cerca de mil.