Hélice de passo regulável


O rumo em que o navio se desloca pode ser alterado variando o ângulo da pá ou o passo do hélice de passo regulável, sem alterar a direção rotacional do hélice. Sendo assim, um navio que se desloca para a frente pode inverter a sua marcha alterando simplesmente o ângulo da pá do hélice, sem necessidade de desligar os motores. O passo é controlado através da rotação das pás, transmitida pelo sistema hidráulico do núcleo do hélice. O sistema hidráulico faz com que o fabrico de um hélice de passo regulável seja mais dispendioso do que o de um hélice de passo fixo. Por outro lado, um hélice de passo regulável simplifica a caixa de velocidades do motor. O hélice de passo regulável melhora a manobrabilidade do navio e facilita as paragens de emergência. Regra geral, o hélice de passo regulável é utilizado em navios que percorrem curtas distâncias e têm de parar em vários portos. Por forma a maximizar a sua eficiência, o hélice deve ser o mais largo possível. Quanto maior for o hélice e menor for a sua velocidade de rotação, menos energia será desperdiçada. A distância entre as pontas das pás e o casco do navio deve ser suficiente para limitar o efeito das vibrações. Existem, contudo, limites para o diâmetro do hélice.