Vigilāncia submarina


O visitante poderá fazer um teste de audição concebido para ser utilizado na formação das Forças de Defesa finlandesas em vigilância submarina. A versão utilizada nesta exposição é mais limitada e fácil de usar do que a versão destinada a utilização profissional.

A vigilância submarina baseia-se na observação e reconhecimento de vários sons produzidos por motores e engenhos de propulsão, bem como de outros ruídos. A detecção de submarinos é o objetivo fundamental da vigilância submarina. É também um dos elementos em que se divide a vigilância marítima. O som propaga-se na água a uma velocidade entre 1400 e 1550 m/s, com um valor computacional de 1450 m/s. A velocidade do som no ar é consideravelmente inferior: 343 m/s (a uma temperatura de +20 °C). As diferenças de temperatura da água, bem como a forma e as características do leito do mar provocam grandes variações na velocidade e direção do som, o que também dificulta a localização precisa de certos objetos.

Os hidrofones passivos ou microfones submarinos são, na maioria das vezes, utilizados para detetar sinais acústicos. Além de permitirem a deteção dos sons, estes sistemas também permitem localizar, classificar e analisar os sinais acústicos que se propagam pela água. O reconhecimento de navios específicos exige o contributo de um técnico com experiência, apoiado por métodos técnicos. Hoje em dia, o raio de ação dos hidrofones cobre as mais importantes áreas marítimas da Finlândia.