Um dia no porto


A entrada de um navio num porto exige o cumprimento de muitos procedimentos. Os operadores portuários (empresas de estiva) carregam, descarregam e movimentam cargas enquanto os navios estão no porto. Estes operadores tratam ainda do armazenamento das mercadorias na zona portuária. Uma vez que as empresas de navegação que possuem os seus próprios navios raramente possuem representantes próprios no porto, as entidades de desalfandegamento (agentes portuários) zelam pelos interesses das empresas de navios e asseguram a prestação dos serviços necessários. Um transitário serve de representante do remetente ou do destinatário no porto. Este agente tem como função coordenar a transferência e a movimentação das cargas, assegurar as formalidades alfandegárias, pagar eventuais taxas alfandegárias ou outros encargos e preencher e tratar dos documentos de transporte.

Outro aspeto importante das operações portuárias é também a possibilidade de abastecer os depósitos de combustível do navio. O abastecimento em alimentos e outros bens perecíveis necessários a bordo fica a cargo de empresas especializadas em abastecimento de navios. Os serviços de reboque no porto são prestados pelos próprios rebocadores das autoridades portuárias ou por empresas privadas de reboque. O regulamento geral relativo à proteção do ambiente marinho na região do mar Báltico proíbe a descarga de quase todo o tipo de resíduos sólidos e líquidos no mar.

O porto está sujeito ao cumprimento de regras rigorosas no que diz respeito à sua capacidade de receção de resíduos. Em muitos casos, a receção dos resíduos é tratada pelas autoridades portuárias.