Quebra-gelo


A Finlândia é o único país europeu cujos portos estão normalmente rodeados de gelo durante o inverno. O país adquiriu o seu primeiro quebra-gelo em 1890 com vista a assegurar as trocas comerciais com o exterior durante o ano inteiro. Sisu, o primeiro quebra-gelo construído na Finlândia, foi inaugurado em 1939. Desde então, 60% dos quebra-gelo de todo o mundo são construídos na Finlândia, sendo este um dos países mais avançados na investigação no gelo, bem como em termos de concepção, construção e desenvolvimento de navios especificamente preparados para invernos rigorosos.

Os quebra-gelo convencionais normalmente só operam no inverno. Mantêm abertas as vias de navegação e facilitam a passagem dos navios da marinha mercante, inclusive rebocando-os, se necessário. Os quebra-gelo modernos foram construídos para dar resposta a várias outras situações. Além de quebrarem o gelo no inverno, os quebra-gelo modernos foram construídos para dar resposta a várias outras situações: trabalhos de construção e manutenção de plataformas de perfuração de petróleo e gás; instalação de condutas e cabos; operações de resgate e salvamento.