Ligar o motor do navio


De uma forma geral, os motores dos navios são do tipo diesel, utilizando combustíveis desde o gasóleo até aos combustíveis mais pesados. Os motores dos navios operam normalmente entre as 65 e as 1200 rotações por minuto; quanto mais baixa é a rotação, maior é o motor. Para a mesma potência, normalmente um motor de baixa rotação é grande e volumoso. O motor e o hélice são estudados em função da velocidade que se pretende obter e do tipo de navio (desenho aerodinâmico do casco, tonelagem, dimensão do navio, etc). Em função destes parâmetros, é calculada a potência do conjunto motor e hélice. Todas as velocidades e potências que se desviem deste padrão resultam num maior consumo de combustível por viagem. O motor principal do navio transmite a potência ao hélice de duas maneiras: ou diretamente ou através de uma caixa redutora ligada ao hélice. Os navios com caixa redutora podem ter acoplado um gerador que fornece energia ao navio para a cozinha, ar condicionado, lavandaria, iluminação, etc, evitando que a navegar haja consumo de gasóleo para a produção de energia.