Carregar o navio


O imediato é o agente responsável pelo processo de carregamento. Normalmente, as operações de carregamento decorrem em horários apertados, pelo que, quando se trata de carregar camiões de carga, é difícil saber com antecedência o peso do veículo. Nesta perspectiva, o carregamento de líquidos e matérias-primas é mais fácil. Os contentores podem carregar todo o tipo de produtos, desde automóveis a alimentos. Normalmente, o peso dos contentores é conhecido com antecedência.

Estes são carregados no convés do navio e no porão. Um sistema de carris facilita o posicionamento dos contentores no porão. Os contentores devem ser cuidadosamente fixados antes da partida. É difícil voltar a fixar cargas soltas e, qualquer movimentação das mesmas, sobretudo em condições de mar agitado, pode pôr em causa a segurança do navio e da sua tripulação.

O objectivo consiste em carregar o navio de forma a que este fique o mais equilibrado possível, baixando o centro de gravidade para que se mantenha direito em águas agitadas. Os navios modernos ajustam automaticamente a sua posição durante as viagens e as operações de carregamento com a ajuda de tanques de lastro e bombas potentes.