Balanço do navio


O balanço do navio é reduzido de forma a aumentar a segurança e a melhorar as condições de trabalho a bordo. Os sistemas passivos anti-balanço fornecem uma abordagem menos técnica, uma vez que os mesmos utilizam estruturas mecânicas e tanques diferentes para aumentar a estabilidade do navio.

Os sistemas passivos anti-balanço utilizam tanques com conteúdo líquido. O líquido move-se livremente entre os tanques, localizados em locais opostos do navio. O balanço do navio faz com que o líquido passe de um lado para o outro. Através do dimensionamento preciso das tubagens entre os tanques, é possível sincronizar o movimento da água de modo a contrariar o balanço do navio. Os tanques podem ser de menores dimensões se forem mais largos e estiverem localizados numa posição mais elevada. O peso da água nos tanques pode corresponder, no máximo, a cerca de 2,5% do peso total do navio. O balanço também pode ser reduzido passivamente através da instalação de diferentes tipos de estabilizadores de balanço no fundo do navio. Os sistemas ativos anti-balanço consistem, por exemplo, em bombear água de um tanque para outro através de bombas de grande potência.