Produtos das abelhas


Mel - As abelhas alimentam-se de pólen e de mel. As obreiras recolhem o néctar das flores para fazer o mel. O néctar tem 5 a 80% de açucar (sacarose) e menos de 0,2% de proteína. É armazenado no estômago que converte a sacarose em glicose e frutose. Na colmeia, este é depositado nos favos, e ventilado com as asas para evaporar a água. Quando resta menos de 18% de água, passa a chamar-se mel e a abelha sela o favo. O sabor e a cor do mel variam conforme a planta que predomina na zona das colmeias. Observa as diferentes cores do mel, do mais claro - rico em néctar de flor de laranjeira, ao mais escuro - o mel de urze.

Pólen - Quando a obreira visita a flor fica com o corpo coberto de pólen, recolhe-o e acumula-o nas patas traseiras. Regurgita néctar para formar uma massa que armazena em favos de pólen. O pólen contém 6% a 28% de proteína e dez aminoácidos essenciais. O apicultor recolhe o pólen no caça-pólen à entrada da colmeia. É usado em produtos dietéticos e como suplemento alimentar dos atletas.

Própolis - As obreiras recolhem resina das árvores para fazer o própolis. É usado para “envernizar” as células e para calafetar o interior da colmeia, contra os inimigos, o vento e a chuva. O Própolis é recolhido colocando uma rede sob a tampa da colmeia. É utilizado na medicina natural como antibiótico e cicatrizante.

Cera - Segregada no abdómen das obreiras, serve para construir e selar os favos do mel, do pólen, e onde crescem as larvas. Quando o mel é extraído, recolhe-se a cera para a indústria. Para as obreiras produzirem 1 Kg de cera têm que consumir 7 a 10 Kg de mel!

Geleia real - As larvas são alimentadas com mel e pólen - o “pão de abelha”. A geleia real é um “pão de abelha” rico em mel e secreções das abelhas jovens, usado para alimentar a rainha durante toda a vida e as outras abelhas nos seus primeiros 3 dias. Para a sua extracção, o apicultor simula a perda da rainha, o que estimula a produção de geleia real.

É usada em medicina natural, contra as depressões e o enfraquecimento geral.

Veneno das abelhas - Para defender a colmeia, as obreiras usam o ferrão - com farpas ligado ao saco de veneno. As obreiras ferram quando são incomodadas. Num acto de sacrifício, deixam o ferrão com o saco que pulsa injectando o veneno. O veneno é usado em produtos de medicina natural. A sua recolha faz-se numa rampa de vidro electrificada. Quando as abelhas aí pousam, levam pequenos choques e liber-tam o veneno. O ferrão não penetra no vidro e a abelha não morre. Esta recolha deve ser curta pois deixa o enxame irritadiço!

Produtos manipulados - A partir dos produtos das abelhas, obtém-se outros derivados, tais como, tintura de própolis, mel com própolis, cápsulas de própolis, unguento com veneno de abelha, hidromel, licor de mel, aguardente de mel, vinagre de mel, sabonete com própolis, mel ou geleia real, velas, entre outros.