O que é um insecto?


Os insectos são invertebrados. Contrariamente aos mamíferos, peixes, aves, répteis e anfíbios, os invertebrados não têm coluna vertebral. Os insectos pertencem ao grupo dos artrópodes, um grupo que inclui as aranhas, escorpiões (aracnídeos) e os camarões e caranguejos (crustáceos).

Todos os artrópodes têm um exoesqueleto, ou seja, o esqueleto está na parte exterior do corpo e os tecidos moles no interior deste, contrariamente ao que se passa com os seres humanos.

Uma vez que o exoesqueleto não alarga e recobre todo o corpo, inclusivamente os olhos, os jovens insectos precisam de “mudar de pele” à medida que vão cres-cendo, de forma a permitir o seu desenvolvimento. Um insecto adulto nunca pode ficar maior do que é.

Há 5 principais grupos de insectos: os escaravelhos, as borboletas, as moscas, as vespas (que incluem abelhas e formigas) e os piolhos das plantas e cigarras (os hemípteros).

Os insectos distinguem-se bem do resto dos artrópodes pelo número de patas: os insectos têm seis e os aracnídeos, oito. O corpo dos insectos é também composto por 3 partes: cabeça, tórax e abdómen. O corpo dos aracnídeos divide-se em dois: a cabeça e o tórax (que formam o cefalotórax) e o abdómen. A maioria dos insectos tem asas, os aracnídeos não têm asas nem antenas.

Os artrópodes são as criaturas mais bem sucedidas da natureza. Vivem nas zonas geladas do Árctico, nas ardentes areias do deserto, nas florestas tropicais e nas pastagens dos climas temperados. Foram descobertas e estão classificadas mais de um milhão de espécies, mas há certamente muitas por identificar.

Os insectos são responsáveis por danos terríveis: a malária já matou mais pessoas do que todas as guerras juntas. No entanto, sem eles, a agricultura seria impossível, não teríamos acesso ao mel e à cera e estaríamos enterrados em lixo até ao pescoço.

Esta exposição mostra-te como seriam os invertebrados se fossem tão grandes como os seres humanos e permite-te ver como vivem no seu estado natural. Se esta exposição te interessa, podes descobrir mais coisas estudando os insectos vivos.

Caçadas Felizes

Procurar insectos em jardins, em florestas, à beira-mar ou na nossa própria casa é divertido, desde que se tomem as devidas precauções.

Quando levantares pedras ou troncos, fá-las rebolar na tua direcção. Nunca tentes levantá-las de baixo para cima. Assim, evitarás ser mordido ou picado por algum bicharoco que os use como esconderijo.

Usa sempre sapatos ou botas resistentes e luvas de jardinagem grossas quando rebuscares entre as folhas que estão no chão.

Lava sempre as mãos depois de mexer num insecto. Alguns segregam venenos e outros transportam micróbios.

Nunca toques em insectos que não conhe-ces. Mesmo quando parecem inofensivos, podem picar!