Aranha


As aranhas não são insectos; são aracnídeos, tal como os escorpiões, as carraças e os ácaros. A maneira mais fácil de distinguir os aracnídeos dos insectos é contar as suas patas: os aracnídeos têm 8, os insectos têm apenas 6.

As aranhas são carnívoras e têm muitas formas de capturar as suas presas. Geralmente, tecem uma teia no exterior, mas por vezes, como esta aranha, constróem uma teia em forma de tubo no solo. Aguardam viradas ao contrário que a presa pise a sua armadilha atacando-a imediatamente por baixo.

O fio da teia das aranhas é mais elástico que o nylon e mais resistente que um fio de aço. A sua vibração alerta a aranha para a chegada do almoço e quanto mais a presa se debate, mais se enreda na teia.

 

Patas: 8 (4 pares), por ser um aracnídeo.

Garras: úteis para se agarrar à teia em forma de tubo.

Pêlos finos: sensíveis às correntes de ar e às vibrações.

Quelíceras: curvas para trespassar a presa; as quelíceras viradas para baixo indicam que esta aranha é aparentada com as tarântulas, contrariamente à maioria das aranhas cujas quelíceras estão viradas uma para a outra.

Tamanho: 10-15 mm.

Patas: não se agarram à teia.

Fieiras: expelem a seda produzida por sete glândulas, cada uma delas produz seda adequada a cada situação.

Ataque: esta aranha que tece a teia em forma de tubo no solo, aguarda virada ao contrário sob a tampa para agarrar as suas presas!

Olhos: 8 olhos simples ou ocelos

 

Perigo escondido: algumas aranhas “apunhalam” as suas presas; outras saltam de alçapões que constróem. Em vez de tecer uma teia, a aranha cuspideira, lança um líquido viscoso pelas quelíceras, que cola a presa à teia. Em seguida aproxima-se com segurança para mais facilmente a devorar.

Sistema circulatório: as aranhas não têm vasos sanguíneos como nós; as suas artérias desembocam directamente na superfície dos tecidos.

Ajudantes: as aranhas comem muitos insectos e por vezes são usadas na agricultura para controlar as pragas.

Veneno: na sua maioria, as aranhas são inofensivas para o homem, embora sejam todas venenosas. Contudo, certas espécies podem matar seres humanos. Entre as mais famosas contam-se a viúva negra e uma aranha australiana que tece a teia em forma de funil!

Caçadoras destemidas: as aranhas-lobo e as aranhas saltadoras confiam na sua visão aguçada para encontrar as presas.

Nascimento: a ooteca (saco dos ovos) é cuidadosamente protegida pela progenitora, contém cerca de 100 jovens aranhas.

Desenvolvimento directo: dos ovos saem pequenas aranhas que sofrem mudas até atingir o estado adulto.

Espécies: conhecem-se cerca de 35 mil

Que injustiça!: os machos desta aranha morrem geralmente aos 4 anos, mas as fêmeas chegam a viver 9.