Vespa


A vespa vulgar é um predador activo, tem mandíbulas afiadas para dilacerar a comida e para agarrar as presas que leva às suas larvas. A língua é adaptada para a sucção de líquido e prefere alimentos doces pois proporcionam-lhe energia instantânea.

Embora algumas espécies sejam solitárias, as vespas são, na sua maioria, insectos sociais e vivem em colónias de cerca de 5 mil indivíduos. As obreiras cuidam das crias em ninhos que elas próprias constróem. O ninho é feito para uma única rainha que pode pôr até 25 mil ovos por estação!

 

Olhos: dois olhos compostos e três olhos simples.

Antenas: detectam odores e medem cada célula do ninho à medida que a vão construindo.

Cintura pequena: característica dos himenópteros, abelhas, vespas e formigas.

Mandíbulas poderosas: usadas para desenterrar e cortar comida e assentar o material para os novos ninhos.

Asas: dois pares, as asas posteriores ligadas às anteriores.

Picada: injectam veneno na vítima provocando uma pontada dolorosa, com o intuito de paralisar as vítimas ou defender o ninho.

Patas: 6 (3 pares), por serem insectos.

Exoesqueleto: os insectos têm uma carapaça endurecida.

Corpo: cabeça, tórax, abdómen [a indicar por setas].

Metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto.

 

Gulosas: as vespas adultas alimentam-se do doce néctar das flores e da maior parte das coisas que gostamos de comer! No entanto, as suas larvas alimentam-se de insectos que lhes são levados pelos adultos.

Espécies: cerca de 20 mil conhecidas.

Colónias: as vespas sociais têm um sistema de castas que consiste em uma - ou mais de uma - rainha, alguns zangões (machos) e as obreiras (fêmeas estéreis).

Ajuda: No Verão, as obreiras ajudam os agricultores matando as lagartas com que alimentam as suas larvas.

Polinizadoras: As vespas, juntamente com as abelhas, são agentes polinizadores importantes, garantindo o bom sucesso dos nossos frutos e legumes.

Prejuízo: No Outono, no Norte da Europa, as vespas podem tornar-se molestas ao homem quando procuram alimentos açucarados nos caixotes de lixo.

Trabalho: a maior parte das vespas passa o Verão a construir os ninhos, a cuidar das crias e a procurar alimento. Depois morrem exaustas!

Fábrica de papel: as vespas vulgares produzem o seu próprio papel. Mastigam minúsculos pedaços de madeira e usam-nos para construir os ninhos.

Rainha: a rainha fertilizada funda a colónia na Primavera construindo um pequeno ninho e pondo ovos que, ao eclodir, dão origem às primeiras obreiras.

Reciclagem: as vespas vulgares ajudam a reciclar as carcaças dos animais mortos dando-as a comer às suas larvas.