Mosquito


O mosquito pertence ao grupo das moscas. Existem mais de 2.500 espécies de mosquitos, muitas das quais podem transmitir doenças aos seres humanos e aos outros animais. As fêmeas de algumas espécies alimentam-se de sangue, o que faz dos mosquitos um dos mais perigosos vectores de doenças do mundo.

Entre as doenças que transmitem, encontram-se a encefalite, a filiaríase, a febre amarela, o dengue e - a mais perigosa de todas - a malária.

A maioria das pessoas já foi mordida por um mosquito. Em toda a verdade, eles não mordem: mediante uma peça bucal semelhante a uma agulha integrada no probóscide, furam a pele injectando um anestesiante, libertam um líquido para impedir a coagulação do sangue e chupam-no, por vezes numa quantidade até 1 vez e meia o seu próprio peso.

 

Probóscide: semelhante a uma agulha hipodérmica; as fêmeas chupam sangue e os machos, sucos de plantas.

Estiletes: seis minúsculos aguilhões injectam líquido para impedir a coagulação do sangue.

Asas: batem cerca de mil vezes por segundo.

Olhos: compostos, detectam movimento, mas não focam.

Dorminhocos: nunca fecham os olhos, mesmo quando dormem.

Antenas: servem principalmente para cheirar; são compridas e peludas nas fêmeas; recobertas por uma penugem hirsuta nos machos.

Ovipositor: para pôr ovos.

Alimento: os machos alimentam-se de néctar; só as fêmeas precisam de beber sangue.

Ovos: põem 100 ou 300 ovos de cada vez, em água ou perto dela.

Patas: 6 (3 pares), por serem insectos.

Exoesqueleto: os insectos têm uma carapaça endurecida.

Corpo: cabeça, tórax, abdómen [a indicar por setas].

 

O seu nome: os mosquitos são como as moscas, têm apenas as duas asas anteriores desenvolvidas, as asas posteriores são muito reduzidas designando-se por balanceiros . Mosquito significa “pequena mosca”.

Sobreviventes: apesar de todos os esforços que o homem tem feito para se livrar deles, os mosquitos sobrevivem e permanecem uma das principais pragas.

Uma vida curta e feliz: embora sejam vulgaríssimos perto da água no Verão, os mosquitos só vivem uma estação.

Maldizentes: a malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, mata anualmente mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo e em tempos foi muito comum na Europa.

Metamorfose completa: ovo, larva, pupa, adulto (todas as fases, excepto a adulta, precisam de água para se desenvolver).

Espécie: cerca de 2.500 espécies.

Família extensa: um insecto pode por mais de mil ovos numa estação!