Hex


Este é um jogo de tabuleiro, semelhante ao jogo das damas ou ao xadrez, e para jogar são precisas duas pessoas. Os jogadores estão sentados frente a frente e escolhem a cor com a qual querem jogar. Terão de construir uma sequência de peças contínua, de modo a unir uma margem à outra.

 

Começa o jogador com as peças brancas. Após a primeira jogada, o jogador com a cor preta poderá escolher entre continuar a jogar com a mesma cor ou trocar de lugar com o jogador das peças brancas. Os jogadores colocam sucessivamente uma peça de cada cor num hexágono vazio. Não é obrigatório que as peças sejam colocadas em casas adjacentes.

 

As regras do jogo de Hex são tão simples, que poderá planear as próximas 12 jogadas com alguma segurança. Não deve colocar as peças seguidas. Tal como indica a figura, deverá deixar algum espaço entre estas. O seu adversário necessita de duas jogadas para preencher estes buracos. Isto dá-lhe tempo para agir. Não se esqueça que tem de unir uma margem à outra, tendo em conta que terá de evitar que o adversário faça o mesmo.

 

O Hex foi inventado em 1942 por Piet Hein, um matemático dinamarquês, e foi reinventado em 1948 pelo estudante de matemática John Nash (a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Economia em 1994). Para este jogo, é necessário ter algum gosto pela geometria, especialmente se pretendemos planear algumas jogadas de antemão. O Hex é um jogo estratégico, o que significa que ao pensarmos em antecipação, a nossa hipótese de vencer aumenta consideravelmente. É bom ter alguns conhecimentos de psicologia, mas se queremos vencer um jogo de Hex, a capacidade de visualizar no espaço é fundamental. De qualquer modo, muitos matemáticos sentiram-se atraídos pelo Hex, tendo sido matematicamente provado que existe uma estratégia vencedora para pequenos jogos de tabuleiro. Sabia que Albert Einstein tinha sempre um jogo de tabuleiro no seu escritório?