A lotaria familiar


 

Passando o código de barras no leitor deste módulo, accionará um sistema que lhe permite descobrir aquilo que o acaso lhe reserva.

 

Todos os óvulos têm um cromossoma X (neste módulo, o cromossoma X está representado por bolas cor-de-laranja dentro duma tômbola). Os espermatozóides possuem um cromossoma X (bolas cor-de-laranja numa segunda tômbola), ou um cromossoma Y (bolas brancas). Quando um óvulo e um espermatozóide se encontram, fundem-se (unem-se), dando origem a um novo ser humano: este poderá ter ou dois cromossomas X (uma rapariga), ou um cromossoma X e um Y (rapaz). Consoante a lotaria (duas bolas cor-de-laranja ou uma bola branca e uma cor-de-laranja?) ficará a saber se vai ter uma menina ou um menino.

 

As probabilidades apontam para que a proporção de rapazes e raparigas nascidas seja igual, mas na realidade nascem 104 rapazes para 100 raparigas. Provavelmente, por o cromossoma Y ser menor do que o cromossoma X, o espermatozóide Y é mais leve e consequentemente mais rápido do que o espermatozóide X. Deste modo, os espermatozóides Y apresentam uma maior probabilidade de vencer a corrida em direcção ao óvulo.