AGENDA
DEZEMBRO
Dias 20 e 21 | A engenharia de um farol
Os faróis sempre foram importantes para guiar os marinheiros em alto mar. A sua função é noturna e ajuda a orientar quem está perdido ou não consegue ver. Mas será só esta a importância dos faróis? Enquanto constroem os vossos próprios modelos de faróis, vamos abordar estas e outras questões. Preparados faroleiros para esta aventura?
JANEIRO
Dias 3 e 4 de janeiro | Velocidade fundamental
Preparados para pôr a física em movimento? Vamos conhecer Isaac Newton e as leis da dinâmica, percebendo como explicam tudo o que se mexe — de maçãs a foguetões – e construir um veículo científico: um carro movido com um balão. Conseguirá a vossa máquina provar que a força é igual à massa vezes a aceleração? Vamos participar numa corrida para ver qual criação aplica melhor as leis do movimento.
Dias 17 e 18 de janeiro | Robô de quatro patas
Se gostas de animais e tens curiosidade por robôs, este desafio é para ti! Na nossa oficina, vamos dar energia a um companheiro de quatro patas, explorando como o movimento dos canídeos e felinos pode inspirar a robótica. Com motores, LEDse circuitos elétricos, vais descobrir como a eletricidade e o engenho Makerse juntam para criar movimento e expressão. No final, prepara-te para levar o teu novo amigo a dar uma voltinha!
FEVEREIRO
Dias 14 e 15 de fevereiro | Postais enamorados
Vamos descobrir os segredos por detrás dos circuitos elétricos — aqueles que fazem acender luzes em postais, roupas ou pequenos objetos decorativos. Usando apenas um LED e uma fita condutora especial, podemos construir um postal luminoso, perfeito para surpreender alguém. Entre criatividade e eletrónica, vamos perceber como a eletricidade circula, como se liga um circuito e como uma pequena luz pode dar um brilho extra a uma mensagem. Quem diria que o amor também podia acender com um LED?
MARÇO
Dias 7 e 8 de março | A escada do castor
Vamos transformar blocos e fitas de cetim numa cascata que parece nunca acabar! Enquanto construímos o nosso brinquedo, descobrimos a ciência por trás da ilusão cinética: cada bloco gira de forma precisa, criando movimento contínuo e surpreendente. Uma experiência divertida que combina arte, ciência e criatividade, despertando a perceção e a curiosidade de todos.
Dias 21 e 22 de março | E se o lobo tivesse uma catapulta?
E se, em vez de soprar até ficar sem fôlego, o Lobo Mau tivesse usado… uma catapulta? Vamos descobrir porque é que estas engenhocas foram tão eficazes ao longo da história e construir a nossa própria mini-catapulta. Depois, tal como o Lobo a tentar derrubar a casa dos Porquinhos, vamos lançar bolas de papel e perceber, na prática, como funcionam as leis básicas da Física e da mecânica. Quem conseguirá o lançamento mais certeiro?
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS ATIVIDADES:
Atividades dirigidas a famílias com crianças maiores de 8 anos.
Sessões às 10.30 e às 15.30, com duração aproximada de 2 horas e em formato de oficina.
A inscrição é feita no próprio dia na bilheteira com um custo de 2,50€ por participante ou gratuito na compra do bilhete de acesso às exposições (atividade não gratuita para os portadores de cartão Circuitos Ciência Viva).
Ponto de encontro: Junto ao Pêndulo de Foucault.