AGENDA
FEVEREIRO
14 e 15 de fevereiro | Postais enamorados
Vamos descobrir os segredos por detrás dos circuitos elétricos — aqueles que fazem acender luzes em postais, roupas ou pequenos objetos decorativos. Usando apenas um LED e uma fita condutora especial, podemos construir um postal luminoso, perfeito para surpreender alguém. Entre criatividade e eletrónica, vamos perceber como a eletricidade circula, como se liga um circuito e como uma pequena luz pode dar um brilho extra a uma mensagem. Quem diria que o amor também podia acender com um LED?
MARÇO
7 e 8 de março | A escada do castor
Vamos transformar blocos e fitas de cetim numa cascata que parece nunca acabar! Enquanto construímos o nosso brinquedo, descobrimos a ciência por trás da ilusão cinética: cada bloco gira de forma precisa, criando movimento contínuo e surpreendente. Uma experiência divertida que combina arte, ciência e criatividade, despertando a perceção e a curiosidade de todos.
21 e 22 de março | E se o lobo tivesse uma catapulta?
E se, em vez de soprar até ficar sem fôlego, o Lobo Mau tivesse usado… uma catapulta? Vamos descobrir porque é que estas engenhocas foram tão eficazes ao longo da história e construir a nossa própria mini-catapulta. Depois, tal como o Lobo a tentar derrubar a casa dos Porquinhos, vamos lançar bolas de papel e perceber, na prática, como funcionam as leis básicas da Física e da mecânica. Quem conseguirá o lançamento mais certeiro?
ABRIL
4 e 5 de abril | Luva de LEDs
V amos dar asas à criatividade e pintar… com luz ! Numa sala escura, o artista és tu — à maneira de Van Gogh ou Picasso, mas com muita tecnologia à mistura. Com um pouco de programação e a ajuda de um micro:bit, vais transformar a escuridão na tua tela em branco. Pelo caminho, vais aprender a controlar a luz e usar técnicas fotográficas para transformar movimentos luminosos em verdadeiras obras de arte.
18 e 19 de abril | Projeção RGB
Estamos rodeados de ecrãs todos os dias, mas já pensaste como é que eles conseguem mostrar tantas cores? E se te dissermos que, afinal, os ecrãs só usam três cores? E os nossos olhos… será que também só veem essas cores ? V amos descobrir como se criam as cores da luz, como se misturam e como é possível decompor uma imagem nas suas cores fundamentais. Uma verdadeira viagem pelo mundo da luz e da cor!
MAIO
2 e 3 de maio | Capilaridade com flores
As plantas têm a capacidade incrível de puxar a água do solo até centenas de metros de altura - m uito mais do que qualquer máquina criada pelo ser humano. Vem descobrir como é que as plantas transportam a água no seu interior e como podes mudar as cores das pétalas, enquanto crias a tua própria flor utilizando todas as cores da natureza. Boa notícia: esta não precisa de ser regada!
16 e 17 de maio | Abrigo de borboletas
As borboletas precisam de abrigo, comida e tranquilidade para crescerem e colorirem o mundo.Nesta oficina vais aprender mais sobre o ciclo de vida destes insetos fascinantes e construir um abrigo especial para os ajudar. Uma atividade perfeita para quem gosta de natureza e quer fazer a diferença!
JUNHO
6 e 7 de junho | Modelação articulada
Sabias que as corujas conseguem virar a cabeça quase ao contrário? E q ue os pinguins dobram, de forma invulgar, os joelhos? Afinal de contas, as cobras conseguem separar o seu maxilar … Vem explorar algumas das articulações e crânios mais estranhos do reino animal e aprende a criar as tuas próprias estruturas articuladas, modelando em 3D no mundo virtual.
20 e 21 de junho | A energia que nos move
Pode parecer entranho, mas a energia que nos faz mover é a mesma energia que utilizamos para acender uma lâmpada. Não precisamos de pilhas nem de estar ligados à c o rrente, mas funcionamos com eletricidade. Nesta oficina vamos explorar como o nosso cérebro utiliza estímulos nervosos para dar ordens ao nosso corpo, enquanto aprende mos a programar o batimento de um coração luminoso e ver os próprios músculos a produzir eletricidade.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS ATIVIDADES:
Atividades dirigidas a famílias com crianças maiores de 8 anos.
Sessões às 10.30 e às 15.30, com duração aproximada de 2 horas e em formato de oficina.
A inscrição é feita no próprio dia na bilheteira com um custo de 2,50€ por participante ou gratuito na compra do bilhete de acesso às exposições (atividade não gratuita para os portadores de cartão Circuitos Ciência Viva).
Ponto de encontro: Junto ao Pêndulo de Foucault.