Paulo Marques

27/03/2025- JI Alice Vieira e EB1 S. João de Deus e EB Teixeira de Pascoais

No dia 27 de março, crianças do Jardim de Infância Alice Vieira e duas turmas do 3.º ano das escolas E.B.1 S. João de Deus e E.B. Teixeira de Pascoais participaram na sessão “Encontro com o Cientista”, com o investigador Paulo Marques, doutorado em Biologia e especialista em sons da paisagem e biodiversidade.
O Paulo contou que sempre foi muito curioso e gostava de estudar aves — especialmente os pardais-espanhóis, que são assim chamados por estarem sempre em movimento. Ele estuda o seu habitat, como constroem ninhos, quantos ovos põem e como os filhotes crescem.
No campo, especialmente em Castro Verde (Alentejo), observa os pardais e regista o seu comportamento. Até gravou o piar dos filhotes para perceber se havia ligação entre o som e a fome — e há! Quem pia mais alto, come mais!
A sessão terminou com um divertido quiz de sons de aves — e fomos ótimos a adivinhar!