Pedro Mota Machado

13/03/2025-JI Luísa Ducla Soares,EB/JI Professor José Salvado Sampaio e EB Mestre Querubim Lapa,

No dia 13 de março, crianças da Educação Pré-Escolar do Jardim de Infância Luísa Ducla Soares e alunos do 3.º ano das escolas EB/JI Professor José Salvado Sampaio e EB Mestre Querubim Lapa participaram na sessão “Encontro com Cientista” com Pedro Machado, astrofísico e investigador no Observatório Astronómico de Lisboa.
O cientista contou-nos que participa em várias missões espaciais, como a Artemis, Mars Express e Ariel, onde estuda planetas, atmosferas e asteroides. Foi a primeira pessoa a identificar um furacão fora da Terra, em Vénus, e até tem um asteroide com o seu nome!
Falámos sobre a possibilidade de construir uma base na Lua. Como não é viável levar materiais da Terra (custa cerca de 3 mil euros por quilo!), pretende-se usar o rególito lunar, um material que existe na superfície da Lua e que pode proteger os futuros habitantes.
Aprendemos também que a Lua pode ter-se formado a partir da colisão entre a Terra primitiva e um planeta do tamanho de Marte, cheio de água. Essa água, vinda do espaço, pode ter sido essencial para o surgimento da vida.
A conversa levou-nos até Europa (lua de Júpiter) e Encélado (lua de Saturno), onde existe água — essencial para a vida. Em Titã, também em Saturno, os oceanos são feitos de hidrocarbonetos, como os combustíveis que usamos.
O cientista explicou ainda que há muitos planetas extrassolares (fora do nosso sistema solar), e como há mais estrelas no Universo do que grãos de areia na Terra, é muito provável que não estejamos sozinhos.
Terminámos esta viagem pelo espaço com muitas perguntas e curiosidade… Quem sabe se um dia não vamos mesmo pescar lulas gigantes no oceano de Encélado!