Cláudia Quaresma

06/02/2025 - EB1JI Santo Condestável, EB Caselas, EB Infante D. Henrique

No dia 6 de fevereiro, um grupo de crianças da educação Pré-Escolar do Jardim de Infância da EB1/JI Santo Condestável e duas turmas do 4.º ano das escolas EB1 de Caselas e EB1JI Infante D. Henrique, tiveram a sessão “Encontro com cientista “, com a investigadora, Cláudia Quaresma da FCT – UNL. A cientista é natural dos Açores é engenheira biomédica há 15anos e há 10 anos que está no Centro de Investigação LIBPhys.
Decidiu ser cientista porque sempre desejou ajudar as pessoas que têm dificuldades motoras a fazer as tarefas normais do dia-a-dia. O primeiro equipamento que fez, foi desenhar e construir um equipamento para medir a posição das vértebras pois muitas pessoas sofrem de dores na região lombar. A cientista cria dispositivos e aplicações na área da saúde para ajudar crianças e adultos que têm dificuldades motoras ou não têm membros. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas próteses e dispositivos criados através de modelagem 3D, compreendendo, assim, que a tecnologia pode melhorar o dia a dia de quem tem dificuldades/limitações. Conheceram também diferentes tipos de filamento como o PLA mais rígido, o Filaflex e até tecido humano. 
Os utentes (crianças ou adultos), a sua família em conjunto com a equipa acabam por ajudar a fazer ciência pois cada peça que a equipa da cláudia produz, contribui para aperfeiçoar a técnica.
Os alunos aprenderam que através da tecnologia personalizam-se objetos de acordo com as necessidades de cada pessoa que facilitam a utilização de talheres, andar de bicicleta, tocar guitarra ou o uso de material de escrita. A modelagem 3D é cada vez mais utilizada na criação de órgãos para treino de cirurgia e para ensino.  Os alunos também puderam ver a impressora 3D a trabalhar, criando uma peça simples, um dedo. Concluiu-se que um cientista pode mudar e melhorar a vida das pessoas!