Pedro Ferreira

23/01/20525- EBJI Frei Luís de Sousa, EB Professor Olivera Marques, EB Laranjeiras,

No dia 23 de janeiro, um grupo de crianças da educação Pré-Escolar do Jardim de Infância da EB1/JI Frei Luís de Sousa e duas turmas do 4.º ano das escolas EB1 Professor Oliveira Marques e EB1/JI Laranjeiras, tiveram a sessão “Encontro com o/a cientista “, com o investigador, do LNEG, Pedro Ferreira.
O cientista de hoje é Geólogo!
Um geólogo faz trabalho de campo, os seus utensílios são o martelo, a bússola e é claro,… roupa/calçado de campo. A sua missão é elaborar as cartas geológicas de todo o país, andando ou cavando, até descobrir rochas e mais rochas, de forma, a identificar os seus minerais, texturas, caracterizar deformações e microfósseis. Todo este trabalho de caracterização e identificação é feito em laboratório com ajuda de vários utensílios, especialmente, o microscópio.
O nosso cientista já esteve em 3 missões na Antártida para estudar as rochas, os animais e as plantas.
Para se prepararem para as missões na Antártida, um cientista deve fazer um curso de socorrismo, usar walkie talkies, levar roupa de maneira a vestir 3 camadas de roupa sempre que sair em trabalho de campo, alimentos congelados para todo o tempo que estiver em missão, combustível, bastões para andar no gelo em segurança, …
Aprendemos imenso sobre a Antártida:
- as plantas são apenas musgos e líquenes, porque o clima não permite que outras plantas se desenvolvam;
- a dimensão: 152 vezes maior do que Portugal. É o maior continente gelado, protegido, que é de todos e não é de ninguém. Não tem habitantes, as pessoas que se podem encontrar lá são apenas os cientistas que estudam o local alojados em 70 bases científicas, algumas permanentes e outras temporárias pertencentes a 29 países. Chegam a ser 1250 investigadores, na maior base, “o Mar de Ross”.
- quanto aos animais, podemos encontrar lá cerca de 18/19 espécies de pinguins e vimos algumas fotos do maior pinguim, que é o imperador que mede cerca de 1,40, que é uma altura superior a muitas das crianças que estavam presentes.
Conhecemos os pinguins de barbicha, que têm uma risca preta debaixo do bico; e o pinguim rei, que é parecido com o imperador, mas um pouco mais baixo.
Os pinguins são os únicos animais que vivem na Antártida todo o ano.
Os ovos são cuidados pelos pais, entre as patas e a barriguinha gordinha, sem tocarem nas superfícies geladas e depois de nascerem as crias são alimentadas até terem um revestimento impermeável, altura em que já podem mergulhar e procurar alimento para si próprias.
A andorinha-do-Ártico, é uma ave migratória que vem do Ártico para o Antártico (é a ave que mais quilómetros faz a voar durante a sua migração) também lá vive o lobo marinho, a foca de Wedall (que as orcas adoram caçar), a foca Leopardo (é a maior foca que existe na Antártida sendo muito rápida a fugir dos seus predadores e adora caçar pinguins), o elefante marinho, a ave Skua (que afasta qualquer um com as suas asas e sons sempre que se sente ameaçada), a baleia e o maior predador da Antártida, a orca, que é super inteligente nas suas estratégias de caça trabalhando sempre em equipa.
Foi mesmo muita rica esta sessão, pois ficamos a saber muito mais sobre este grande continente gelado, a Antártida, onde não vive ninguém, mas que é muito explorado pelos cientistas.