14/11/2024- EB JI São João de Brito, EB Actor Vale, EB O Leão de Arroios
No dia 14 de novembro um grupo de crianças do Jardim de Infância da EB1/JI São João de Brito os alunos do 4.º ano das escolas EB1 O Leão de Arroios e EB1 Actor Vale, estiveram no “Encontro com cientista” com Bruno Soares Gonçalves, Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e investigador do Instituto Superior Técnico.
O cientista Bruno Gonçalves quando era criança, tinha o sonho de ser astronauta, mas como tinha medo de voar, tornou-se físico de plasma!
Explicou-nos que um cientista pode fazer muitas coisas: falar para muitas pessoas, aparecer na televisão, escrever livros e construir máquinas esquisitas. Disse-nos ainda que trabalha numa forma de fazer eletricidade amiga do ambiente, ou seja, em formas sustentáveis de energia elétrica. E sabem para quê? Porque infelizmente ainda existem mil milhões de pessoas do planeta que não têm acesso à eletricidade (somos 8 000 000 000 no planeta). Será que conseguíamos viver sem ela? Sim, sobrevivíamos, mas a nossa vida tornar-se-ia muito mais difícil! O cientista questionou-nos sobre o que é a eletricidade, concluímos que são eletrões em movimento nos fios ou cabos e como se produz? O vento, a água, o sol, o gás, o carvão, …, o vapor de água, produzem-na e as baterias (pequenas ou grandes) armazenam-na. Por exemplo, as barragens armazenam água para a sua produção. A produção de energia eólica faz-se através de aerogeradores, o que nós pensávamos serem moinhos de vento.
O nosso cientista trabalha com a Fusão Nuclear, ou seja, com plasma (4.º estado da matéria), é um fenómeno acontece a cem milhões de graus centígrados. A fusão é a energia das estrelas. Observámos a máquina de fusão nuclear, percebemos que para se fazer ciência é necessário trabalhar em equipa! Ficámos mais motivados a descobrir novas formas de produzir energias limpas que sejam amigas do nosso planeta!