30/10/2024 -EB1JI Maria da Luz de Deus Ramos e 4º A da EB1 Nº72 e 4ºA da EB Engenheiro Ressano Garcia
No dia 30 de Outubro, as crianças do Jardim de Infância da EB1/JI Maria da Luz Deus Ramos e os alunos do 4.º ano das escolas EB1/JI Engenheiro Ressano Garcia e EB1 n.º 72 participaram na sessão “Encontro com o Cientista”, dinamizada por Andreia Penado, bióloga e entomóloga da equipa educativa da Ciência Viva.
Nesta sessão, o tema foi o incrível mundo dos insetos!
Logo no início, fomos desafiados a desenhar um inseto, o que despertou muita curiosidade. Descobrimos que os insetos são animais muito especiais, nossos amigos e aliados na natureza. Sabias que existem já cerca de 1 milhão de espécies conhecidas, mas que poderão existir até 5 milhões?
Aprendemos que o corpo de um inseto é dividido em cabeça, tórax e abdómen. Têm sempre 6 patas (3 pares) que saem do tórax, 1 par de antenas e 3 olhos simples.
Ficámos a saber que, por exemplo, nas formigas, a rainha tem asas, mas as obreiras (as que trabalham) não as têm.
Depois, a cientista lançou uma pergunta surpreendente:
“E se, de repente, os insetos desaparecessem?”
Muitos de nós pensámos que até seria bom, pois alguns picam e incomodam. Mas rapidamente percebemos que sem insetos, o mundo como o conhecemos não existiria!
Não haveria mel, nem frutas ou legumes, porque as plantas não se reproduziriam sem polinização;
Não haveria decomposição natural, o que afetaria o solo e o ambiente;
E pior ainda: sem mosquitos, não há cacau — logo, não haveria chocolate!
Percebemos também que os insetos estão a desaparecer devido à ação do ser humano. Precisamos de protegê-los e respeitá-los, mesmo os que achamos menos simpáticos, como as baratas. Todos têm um papel fundamental.
Outra reflexão importante trouxe algum espanto:
“E se um dia não houver carne nem peixe para alimentar todas as pessoas?”
Nesse caso, os insetos podem vir a fazer parte da nossa alimentação. Embora a ideia nos tenha parecido estranha, a comparação com os caracóis, que muitas pessoas já comem, ajudou-nos a ver a questão de outra forma.
A cientista deixou-nos uma missão importante: quando encontrarmos um inseto, podemos tirar-lhe uma fotografia e enviá-la para projetos de “ciência cidadã”. Assim, ajudamos os cientistas a estudar e proteger estas espécies tão importantes.
No final, vimos insetos verdadeiros em expositores, fizemos muitas perguntas e ficámos fascinados com tudo o que aprendemos.
Foi uma sessão muito educativa, divertida e cheia de descobertas!
Obrigada, cientista Andreia Penado!