Joana Godinho e Anabela Nave

20/06/2024 - JI Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles

As crianças da turma de educação de pré-escolar do Jardim de Infância Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, do Agrupamento de Escolas de Benfica, tiveram a sessão do “Encontro com cientista”, com as investigadoras Joana Godinho e Anabela Nave, do INIAV. Na atividade de hoje pudemos observar uma abelha rainha, um zangão e muitas operárias a movimentarem-se dentro de uma parte de uma colmeia, que as investigadoras nos trouxeram.
Curiosamente os zangões serviram de inspiração para as tecnologias que conhecemos hoje como drones ( que siginifica "zangão" na lingua inglesa). Associamos as abelhas melíferas ao mel, mas afinal também produzem própolis, geleia real, veneno, cera, pão de abelha, produtos com várias utilidades. Aprendemos que as quatro fases do ciclo de vida da abelha são: ovo, larva, ninfa e adulto e descobrimos que é no abdómen da abelha que se encontra o seu órgão de defesa– o ferrão– presente apenas nas operárias e nas rainhas.
Cada obreira em pastoreio faz 7 a 15 viagens por dia e gasta 25 a 45 minutos em cada uma, visitando 5 a 800 flores por viagem e transporta 20 a 40 mg de mel (carga máxima = 80 mg). Em cada colónia de abelhas são utilizados cerca de 30 kg por ano de pólen, 50kg de néctar e 20 lt de água.