16/05/2024 - EB E JI Santo Amaro, EB Luiza Neto Jorge e EB Professor Agostinho da Silva
A cientista Mariana Ramos, bióloga da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, esteve no Encontro com cientista de hoje, com os alunos do 3º ano das EB Luíza Neto Jorge e Professor Agostinho da Silva e com as crianças do JI Santo Amaro.
Numa sessão muito dinâmica onde a interação entre investigadora e crianças foi constante, os alunos puderam expressar o que é para eles ser cientista e biólogo. A surpresa foi muita quando a investigadora afirmou que também eles têm características de cientista, pois são curiosos e fazem muitas perguntas sobre o que os rodeia.
A biologia é a ciência que estuda a vida e foram vários os exemplos de seres vivos que podem ser estudados por biólogos enumerados pelos alunos. Nos quais se enquadram os líquenes que são o objeto de estudo da cientista.
Os alunos aprenderam que os líquenes são uma associação de pelo menos dois organismos: uma alga que produz energia e um fungo que protege a alga; não têm raízes e podem encontrar-se nas árvores, telhados, cordas, pedras ou metal; conseguem sobreviver em lugares inóspitos como desertos, montanhas, Antártida, rochas perto do mar ou até nas crateras dos vulcões.
Conseguimos saber a qualidade do ar pela existência de determinadas espécies de líquenes, pois em ambientes muito poluídos alguns líquenes não sobrevivem. Quanto melhor for a qualidade do ar mais espécies de líquenes existem. Mediante a cor e a forma os líquenes podem ser classificados como Crustosos, Fruticolosos e Folhosos. Com base nesta classificação, os alunos puderam, de lupa na mão, observar líquenes em pedras e paus trazidos pela investigadora.