Alexandre Cabral

EB São Sebastião da Pedreira, EB Fernanda de Castro e JI Engenheiro Duarte Pacheco

Os alunos da EB São Sebastião da Pedreira e da EB Fernanda de Castro e as crianças do JI Engenheiro Duarte Pacheco receberam no Encontro com o cientista de hoje o Físico da Faculdade de Ciências de Lisboa,  Alexandre Cabral.
Iniciou a sua apresentação dizendo que faz “máquinas” que permitem trabalhar a luz na área da Astronomia. Após a nomeação dos astros do Sistema Solar, por parte dos alunos, o cientista mostrou imagens de alguns desses astros revelando a importância do telescópio na captação das imagens apresentadas.
Conjuntamente com os alunos, enumerou os materiais necessários para construir um telescópio, tais como lentes, espelhos e fibras ópticas. 
O investigador afirmou que o primeiro cientista a criar telescópios foi Galileu Galilei que, no sec. XVI, descobriu nas suas observações as 4 luas de Júpiter.
A tabela periódica contem todos os átomos que permitem construir tudo. Através do espectro podemos descobrir os elementos de que são constituídos os astros. Quando observamos  o espectro do Sol percebemos que existem barras  escuras que nos ajudam a identificar os seus constituintes.
O cientista mostrou  um vídeo do trabalho que realizou nos grandes telescópios, situados no deserto de Atacama no México. Este local foi o escolhido para esta implementação, por ser muito seco, o que faz com que o céu seja muito límpido, favorecendo as observações dos astros. Participou na construção e instalação de lentes num telescópio de grandes dimensões, para observar os espetros desses astros.
Os alunos tiveram a oportunidade de colocar perguntas sobre  o Sistema Solar, buracos negros, e até descobriram que no centro da Via Láctea existe um buraco negro tão grande e denso, que nem a luz consegue escapar.
Os alunos aprenderam que para ser cientista é preciso estudar muito porque os cientistas estão sempre a aprender.