7/03/2024 - JI da EB Infante D. Henrique, EB O Leão de Arroios, EB Moinhos do Restelo
Hoje, no Encontro com Cientista, o físico Bruno Gonçalves, do Instituto Superior Técnico, explicou às crianças do JI da EB Infante D. Henrique e aos alunos da EB O Leão de Arroios e EB Moinhos do Restelo como funciona a energia de fusão nuclear, uma forma de produzir eletricidade limpa e amiga do ambiente.
O cientista começou por falar sobre o que é a eletricidade e as formas de a gerar: eólica, solar, hidroelétrica, fóssil e nuclear. Explicou que a fusão nuclear utiliza plasma, o quarto estado da matéria, presente em 99% do Universo, comparando-o a “apreender uma estrela na Terra”.
Mostrou como se constrói um reator de fusão: uma máquina em forma de donut com campos magnéticos que aprisionam o plasma, camadas de ferro e imanes. O ITER, reator internacional baseado na tecnologia Tokamak, funde plasma a 150 milhões de graus, muito mais que a superfície do Sol (5 499 ºC).
O projeto visa produzir eletricidade sem emissões, e apenas 60 kg de energia de fusão poderiam substituir milhões de litros de carvão ou petróleo necessários para abastecer Lisboa.