Fernando Ascensão

14/12/2023 - EB Frei Luís de Sousa e JI Padre José Manuel Rocha e Melo.

O biólogo da FCUL, Fernando Ascensão, participou na atividade Encontro com o cientista com os alunos do 4.ºA e 4.ºB da EB Frei Luís de Sousa e as crianças do JI Padre José Manuel Rocha e Melo.
O investigador que estuda a ecologia das estradas, ou seja, a coexistência saudável e sustentável entre o ser humano e a natureza, abordou a interação entre as vias de transporte e de energia e a natureza.
Os alunos puderam observar no mapa mundo os locais do globo onde existem mais estradas e em como estas podem prejudicar as espécies que vivem perto delas, correndo o risco de atropelamento.
Mostrou algumas das espécies ameaçadas pela existência de estradas junto aos habitats, como o lince ibérico, o porco espinho, entre outros, inclusive animais de grande porte como o elefante e a girafa. Alertou para a preocupação crescente da desflorestação, motivada pela construção de estradas, que vão facilitar o acesso ao habitat que, progressivamente vão sendo destruídos.  Exemplo disso é o Pangolim que se encontra ameaçado.
No entanto, a construção de infraestruturas também pode ser benéfica.  As plataformas colocadas nos postes de alta tensão proporcionam espaços de suporte para a construção de ninhos de cegonhas, que se alimentam dos lagostins nos arrozais, evitando a propagação desta praga.
Partilhou imagens e vídeos do projeto levado a cabo no Brasil, em Matogrosso do Sul, onde estudou o onde? o porquê?  e o quando? são atropelados os papa formigas.
Questionou os alunos sobre o que podemos fazer para diminuir o impacto das estradas, apresentando soluções que passam por colocar sinais, construir passagens aéreas como pontes, túneis ou até pontes em corda para os pássaros.
No final, o cientista lançou um desafio às turmas: em grupo elaborar argumentos a favor ou contra a construção de uma estrada com passagem no meio de uma floresta que fica junto a uma aldeia.
Os alunos transformaram-se em ecologistas das estradas e encontraram soluções para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da aldeia, mitigando o impacto da construção de uma estrada na uma floresta.
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