RadAR | Os estudantes como atores-chave na gestão do radão

2023-2024

O Instituto Superior Técnico, em parceria com a Ciência Viva e a  Agência Portuguesa do Ambiente, desenvolvem um projeto-escola de ciência cidadã dedicado à temática do radão, implementado em três escolas secundárias do distrito de Portalegre. Projeto RadAR: Os estudantes como atores-chave na gestão do radão.

Financiado pelo projeto RADONORM, no âmbito do concurso para projetos de ciência cidadã, o RadAR tem como principal objetivo promover a consciencialização da população sobre os efeitos nocivos do radão na saúde humana e das questões principais relacionadas com a gestão do radão. Para isso, os alunos da turma selecionada em cada escola são desafiados a criarem e implementarem ações locais de sensibilização e campanhas de medição dos níveis de radão em residências da sua área geográfica. 

No decorrer do projeto, 300 detetores de radão serão distribuídos pelos voluntários angariados pelos alunos e, caso sejam encontradas concentrações elevadas de radão nas suas habitações, recebem informações adequadas para promover a aplicação de medidas de remediação para minimizar a exposição ao radão.

A Ciência Viva  associa-se neste projeto assegurando a formação de professores e a divulgação do projeto:

 

Ação Curta Duração: O Radão - Conhecer Para Atuar

Destina-se a professores dos grupos de docência 230, 510 e 520

Esta ação de curta duração pretende dar a conhecer a problemática do radão no contexto da qualidade do ar interior em Portugal. Entre outros objetivos, esta ação irá permitir aos formandos identificar os aspetos principais do radão: desde o que é, o porquê da sua importância, como medir e o que fazer para reduzir a exposição quando se verifique necessário.

Local da Formação: Formação Online (plataforma Zoom)

Data da Formação: 24 de fevereiro e 2 de março de 2024 |das 10h00 às 12h00 

Número máximo de formandos: 40 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições aqui Gratuita

Consulte a ficha técnica aqui.

 

Website projeto (disponível brevemente)

Website RADONORM (citizen science):  https://www.radonorm.eu/activities/radonorm-citizen-science/