2010/11 - EB Infante D. Henrique e EB Arco-Íris
O workshop que a investigadora realizou na Escola Ciência Viva visou motivar os alunos para a ciência e para importância da investigação. A bióloga abordou na sessão o seu trabalho de investigação realizado sobre a população de roazes do Estuário do Sado. Quais as características morfológicas da espécie Roaz, Tursiops truncatus Como se distinguem os machos e fêmeas da população foram alguns dos temas abordados;
Na sessão a investigadora referiu o que é um cientista, o que fez enquanto investigadora com a população de roazes do estuário do Sado e ainda algumas das principais caraterísticas do estuário e de que forma podem essas caraterísticas ameaçar a população (Ex. Degradação da qualidade da água).
Alguns Instrumentos e metodologias usados pela investigadora enquanto cientista foram ainda referidos como por exemplo a Fotoidentificação dos roazes – método que se baseia na identificação individual através da fotografia das marcas naturais dos indivíduos, sem necessidade de manuseamento físico dos animais.
Na sessão foi ainda apresentado aos alunos um jogo sobre a identificação individual dos Roazes do Sado com base nos cortes e incisões do bordo posterior das barbatanas dorsais, juntamente com a forma e inclinação da barbatana dorsal.