29/06/2023 - EB Homero Serpa
Porque é que quando ouvimos falar de tubarões só nos lembramos de uns animais assustadores com fileiras de dentes que servem para comer humanos?
A bióloga marinha, Mafalda Frade, mergulhou no oceano com os alunos da turma da EB1 Homero Serpa para tentar melhorar a imagem destes belos seres vivos marinhos mais antigos do que os dinossauros.
Mas afinal quem é mais perigoso? O tubarão ou o Homem? O tubarão só ataca os humanos quando os confunde com as suas presas habituais, tal como um surfista ser confundido por uma foca. Assim que se apercebem do engano, largam o surfista. Já os humanos caçam imensos tubarões, quase levando certas espécies à extinção. Por vezes só retiram as suas barbatanas e devolvem o resto do tubarão ao mar, acabando por morrer em agonia.
A Mafalda explicou que os tubarões pertencem a um grupo de peixes que, apesar de terem esqueleto, não têm espinhas. São peixes cartilagíneos. Em vez de “ossos”, têm cartilagem tal como a que nós temos nas orelhas ou no nariz, e que proporcionam aos tubarões uma agilidade notável dentro de água. A este grupo também pertencem as raias e as quimeras.
Os tubarões podem vir a ter, ao longo da sua vida, cerca de 30 000 dentes. Estes podem ser muito diferentes entre as várias espécies existentes. Alguns são especializados para comer camarões, outros para comer focas, ou fazerem quase as mesmas funções de um abre latas, como o Tubarão Tigre que adora comer tartarugas.