João Correia

26/02/2023 - EB Eng. Ressano Garcia e EB Pintor Almada Negreiros

No Encontro com cientista os alunos conheceram o biólogo marinho João Correia, e juntos mergulharam nas profundezas do oceano, em busca dos fascinantes e misteriosos tubarões.
Vistos como vilões, estes animais estão, na realidade, a ser vítimas do ser humano, devido, principalmente, à sobrepesca. Sabiam que a barbatana de tubarão é muito cobiçada para cozinhados? Isto torna-se especialmente problemático se considerarmos que os tubarões são peixes de crescimento lento, que atingem tardiamente a idade reprodutora e produzem um reduzido número de crias. Enquanto os carapaus ou as sardinhas, por exemplo, põem milhões de ovos de uma só vez, nos tubarões a quantidade pode variar entre um e 100. Para além de ovíparos, que depositam ovos no meio externo, os tubarões podem ser ovovivíparos, em que o ovo permanece dentro do corpo da mãe até ao fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, ou vivíparos, com desenvolvimento embrionário no interior do corpo materno.
Os alunos da Escola Ciência Viva analisaram a dentição de várias espécies de tubarões e mostraram-se fascinados com as fotografias partilhadas pelo cientista. Houve ainda tempo para recordar o megalodon, o maior tubarão de que há registo, extinto há quatro milhões de anos. Pensa-se que seria tão grande quanto um autocarro! 
Mais info