2019/20 - EB Parque das Nações e EB Jorge Barradas
Marta Fajardo, Física do Instituto Superior Técnico (IST) veio à Escola Ciência Viva falar de lasers de luz invisível.
Qual a diferença entre uma lâmpada e um laser? Os lasers são monocromáticos e a sua luz não se espalha por todo o lado, como a da lâmpada. Como é uma luz que “anda a direito” não podemos apontá-la aos olhos, sob o risco de cegar. A cientista explicou que o laser é muito usado em operações médicas mas também para cortar metal, nas fibras ópticas e nos CD de blu-ray.
Também é possível medir a distância entre a Terra e a Lua usando lasers. Como? Na Lua existem um retroreflectores colocados lá pelos astronautas. Se enviarmos um laser para a Lua, este bate nos reflectores e podemos medir que 2,5 segundos é o tempo que a luz demora a ir e voltar da Lua. O tempo que leva a chegar é de 1,25 segundos e sabendo isso podemos saber a velocidade da luz e também a distância entre a Terra e a Lua.
No séc. XVII, o astrónomo Isaac Newton estudou a luz e achava que eram partículas, porque quando a luz passava num prisma separava-se nas cores do arco-íris. A investigadora do IST fez algumas experiências com os alunos que mostraram que às vezes a luz também se comporta como uma onda e explicou que hoje em dia os cientistas ainda não sabem a razão desse "duplo comportamento".