Maria Paula Diogo

2019/20 - EB Luz-Carnide e EB S. João de Brito

Estudar a História da Tecnologia e da Engenharia em Portugal no século XIX é o trabalho de Maria Paula Diogo, a convidada do Encontro com Cientista desta semana. A investigadora da Universidade NOVA de Lisboa começou por mostrar aos alunos da Escola Ciência Viva a imagem de três objectos: um telemóvel dos mais antigos (daqueles que mediam 25 cm e pesavam 1 kg!), a consola de jogos Magnavox Odyssey e o famoso videojogo Pong. Curiosamente, ninguém acertou que o primeiro objecto era um telemóvel e acharam que a consola era um leitor de cassetes!
No seu trabalho, Maria Paula Diogo está sempre a viajar na máquina do tempo: anda para trás, para estudar o passado do objecto e como surgiu, e para a frente, para tentar perceber quais serão as consequências da sua utilização.
A base de todos os objectos tecnológicos foi o transístor, que surgiu em 1947, e os primeiros foram aplicados em rádios. Ao transístor seguiu-se o chip, que tornou os computadores mais pequenos, como o ZX Spectrum, que não tinha ecrã e ligava-se à televisão. A historiadora mostrou imagens do primeiro computador pessoal, que em 1960 era do tamanho de quatro estantes de livros da IBM. Os alunos ficaram espantados ao saberem que os primeiros telemóveis não tinham letras, só números, o que obrigava a que as mensagens tivessem de ser escritas no computador e só depois enviadas para o telemóvel. Graças ao domínio que temos sobre a Tecnologia, podemos criar robôs simpáticas, como a Viva, ou robôs mais pérfidos, como o Darth Vader da Guerra das Estrelas!
Mais info