2019/20 - EB Fernanda de Castro e EB Frei Luís de Sousa
O Encontro com Cientista teve dois convidados: a bióloga Sandra Soares e o seu fiel companheiro Simbad!
Durante o seu trabalho de investigação, Sandra trabalhou com peixes e ratinhos, mas continua a não dispensar a companhia do seu animal preferido: o cão. Para testar os conhecimentos dos alunos da Escola Ciência Viva sobre esta espécie, começou por pedir-lhes que escolhessem ossos de plástico cujo interior escondia perguntas. Uma delas foi: “Em que atividades os cães nos podem ajudar?”. Os cães de busca e salvamento, como o Simbad, conseguem encontrar pessoas desaparecidas, graças ao seu olfacto apurado.
A bióloga falou ainda sobre a origem dos cães, que são 99,8% semelhantes aos lobos, até no comportamento. Os alunos ficaram ainda a saber que cuidados devem ter com este animal de companhia, como dar de comer, levar ao veterinário e passear (com coleira e trela ou açaime e apanhando sempre os dejectos do chão), dar banho, escovar e, claro, brincar!
Apesar de verem as cores, os cães são “um bocadinho daltónicos” e ouvem ultra-sons que o ouvido humano não consegue captar. No interior dos seus focinhos existe uma espécie de labirinto ósseo que faz com que o ar que farejam permaneça mais tempo. A zona de absorção de odores do nariz de um cão é do tamanho de um postal, nos humanos é do tamanho de uma moeda de 2€.