2019/20 - EB dos Coruchéus e EB Bairro do Armador
O “Encontro com Cientista” foi com o investigador Francisco Andrade do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente sobre a saúde do oceano.
Será que Terra é o nome adequado para o nosso planeta? Uma foto tirada pela sonda Voyager mostra que aquela parece um ponto azulado visto do Espaço. Também imagens da NASA revelam um grande “berlinde azul”. Conclusão: o nosso planeta é moldado pela magia única da água!
Mostrando aos alunos a vértebra de uma baleia, o cientista revelou que a maior que existe tem cerca de 30 metros, ao passo que o elefante, o maior ser que vive fora de água, só tem três metros. Para que a baleia pudesse viver fora de água, não poderia ser tão grande porque o ar não seria suficiente para sustentar o seu peso. Partilhou também alguns objectos que encontrou nas águas do Estoril, como cotonetes e embalagens. Nada disto foi produzido no mar! O problema é que o plâncton mistura-se com os micro-plásticos e é alimento de várias espécies, acabando por provocar a sua morte. A mensagem que Francisco Andrade deixou aos alunos é que cabe a todos fazermos a diferença com as nossas acções. Afinal, o oceano é o futuro.