Pedro Ferreira

2019/20 - EB Maria Barroso e EB Manuel Teixeira Gomes

O investigador Pedro Ferreira do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. veio falar das suas explorações na Antártida, estuda o solo que está debaixo da neve e do gelo.
A Antártida é um continente tão grande que lá caberiam 152 países iguais a Portugal. Os cientistas ficam protegidos e fazem investigação em bases científicas. Na Antártida já existem 70, que pertencem a 29 países. Naquela região não pode ficar lixo, pelo que os resíduos têm de ser levados para o país de origem dos investigadores.
No Encontro com o Cientista mostrou imagens da sua investigação e as rochas que encontrou para fazer o chamado mapa geológico. Na Antártida os investigadores não se podem aproximar a menos de 20 metros dos animais, para não os incomodarem. Para os estudarem necessitam de uma autorização especial. Nenhum cientista pode estar sozinho e todos têm de fazer um curso de socorrismo. O investigador do projecto PROPOLAR falou também dos animais que vivem na região, como o pinguim de barbicha, as orcas, o lobo e elefante marinhos, a foca leopardo e as aves skua. Por causa do frio e do vento, não existem árvores, só líquenes e musgos. O impacto dos humanos tem sido cada vez maior, devido aos resíduos e ao turismo, que tem vindo a aumentar. A Antártida é de todos e não é de ninguém: o Tratado da Antártida diz que os países só podem utilizar a região para investigar e fazer ciência.
Mais info