2020/21 - EB Quinta dos Frades
Os alunos do 3.º ano da Escola Básica Quinta dos Frades, em Lisboa, tiveram um empolgante “Encontro com Cientista”. A investigadora Carolina Duro, da Fundação Champalimaud, estuda ratinhos em laboratório para investigar doenças do ser humano e veio explicar tudo sobre os delicados processos da ciência.
Mas vamos lá saber: porque se escolhem ratinhos para investigar as doenças das pessoas? Estes pequenos seres têm o corpo muito parecido com o do humano e enquanto mamíferos são os melhores modelos que se pode ter em laboratório. Os ratinhos com que a cientista Carolina trabalha vivem em pequenos grupos, em caixas arejadas e a uma temperatura constante. São frágeis e por essa razão os cientistas usam proteção da cabeça aos pés quando trabalham com eles. Como não podem sair para o exterior, a nossa cientista convidada vai todos os dias ao laboratório confirmar se os ratinhos continuam com apetite e têm o pêlo bonito, ou seja, se estão bem de saúde. Para além da comida triturada e esterilizada, e de alguma ração extra, a água é essencial para que estes ratinhos estejam bem.
Antes de terminar este “Encontro com o Cientista” ainda houve tempo para ver todos os materiais que a investigadora Carolina Duro usa no laboratório, experimentar um equipamento de proteção e tirar uma foto de grupo.